Nós já sabemos que a
memória é essencial para as diversas atividades que realizamos no dia a dia,
inclusive quando estamos falando de estudos e aprendizagem. Mas qual será o
nível de importância da memória nesses processos?
O que é a memória?
Memória é a capacidade que os animais têm de armazenar informações que são adquiridas a todo instante, e que podem ser lembradas e utilizadas posteriormente. (ESTRELA E RIBEIRO,2012)
Memória é a capacidade que os animais têm de armazenar informações que são adquiridas a todo instante, e que podem ser lembradas e utilizadas posteriormente. (ESTRELA E RIBEIRO,2012)
Vamos entender alguns pontos, aprender e decorar são dois processos diferentes. Sabemos que podemos decorar palavras, objetos, imagens, etc em um dia e esquece-las no dia seguinte, ou, simplesmente, quando aquilo deixar de ter uma importância significativa na nossa vida. Já quando falamos sobre o processo de aprender, conseguimos relacioná-lo com o processo informacional, assim, ao invés de apenas decorar, levamos essa informação conosco. Logo, podemos dizer que decorar é um tipo de assimilação rápida de informações (memória a curto prazo), enquanto a aprendizagem é um processo a longo prazo, pois levamos a informação guardada por tempo indeterminado, independente de a utilizarmos ou não (memória a longo prazo).
Caro leitor, você já deve ter reparado como fazemos algumas coisas no dia-a-dia sem pensar em todos os passos, como respirar e piscar os olhos, por exemplo. Ao escrever sabemos exatamente onde a caneta deve ficar, sabemos o local correto para escrever e, principalmente, nos lembramos de todas as letras do alfabeto. Se a memória não atuasse nessas atividades do cotidiano, provavelmente perderíamos uma grande parte do dia “reaprendendo” cada passo de tudo que fazemos. O que nos poupa de ter de aprender todos os dias é a memória.
A memória é a formadora da nossa identidade. Somos o que
somos por termos tido experiências, nos lembrarmos delas e escolher qual
caminho tomar, o que queremos lembrar ou esquecer. Podemos escolher recordar
uma amizade de infância, o aniversário de quem amamos e a senha do banco ou
esquecer um ato violento ou o dia da prova de matemática.
O processo de memorização é dividido em 3 etapas:
Aquisição: a se refere a aprender através de estímulos que facilitem a capturar de informações. Pode variar de acordo com o “grau de importância” que damos àquela informação.
Ativação: é o momento em que invocamos a lembrança. Quando nos lembramos de algo, recordamos. Pode ocorrer por algum estímulo ou de forma involuntária.
Algumas curiosidades:
Dica Para o Sucesso do Estudante
Revisar a matéria antes de
dormir é uma forma muito válida de armazenamento de informações. É durante o
sono que a mente processa todos os acontecimentos do dia, definindo o que vale
a pena armazenar ou não. Estudos indicam que a memória musical, por exemplo, é
armazenada nos primeiros minutos de sono (isso explica como marchinhas podem
contaminar tão facilmente), enquanto memórias lógicas e que envolvem números
são armazenadas nas etapas finais do sono, chamada de REM – Rapid Eyes Moviment
ou Movimento Rápido dos Olhos. Será que perder noites de sono para estudar é
uma boa alternativa?
O Melhor Sono
para a Memória
“O melhor sono para o aprendizado se encerra por volta das 6 horas da manhã. Por duas razões: primeiro porque o corpo está biologicamente “programado” para o repouso até esse horário. A temperatura do corpo está a 1 grau Celsius mais baixa. O segundo motivo é que quem acorda mais cedo consegue aproveitar todos os picos de aprendizado. Quem sai da cama por volta das 8 da manhã, por exemplo, tem o período favorável à atividade intelectual reduzido em 20%.”(John Fontenele Araújo, Lab. Cronobiologia – UFRGN)
“O melhor sono para o aprendizado se encerra por volta das 6 horas da manhã. Por duas razões: primeiro porque o corpo está biologicamente “programado” para o repouso até esse horário. A temperatura do corpo está a 1 grau Celsius mais baixa. O segundo motivo é que quem acorda mais cedo consegue aproveitar todos os picos de aprendizado. Quem sai da cama por volta das 8 da manhã, por exemplo, tem o período favorável à atividade intelectual reduzido em 20%.”(John Fontenele Araújo, Lab. Cronobiologia – UFRGN)
Memória
e Emoções
Relacionar as palavras com coisas que causam fortes emoções também é um método de ter sucesso no armazenamento de informações mais complexas, como por exemplo, durante o estudo de artigos, e é provado cientificamente! Mas as emoções também podem afetar de alguma forma a perda da memória, como no caso de um grave acidente ou um trauma.
Relacionar as palavras com coisas que causam fortes emoções também é um método de ter sucesso no armazenamento de informações mais complexas, como por exemplo, durante o estudo de artigos, e é provado cientificamente! Mas as emoções também podem afetar de alguma forma a perda da memória, como no caso de um grave acidente ou um trauma.
O Cérebro Humano Começa a Lembrar Desde o Útero
“De acordo com cientistas, a memória do feto humano
começa a trabalhar 20 semanas depois da concepção. Durante testes, um sinal
acústico foi enviado pelo abdômen da mãe, e então um
scanner ultrassônico foi usado para examinar a reação do feto. Foi
encontrado que o feto responde ao som, movendo levemente o corpo ou as pernas.
Quando era enviado um sinal 10 minutos ou até mesmo um dia depois, o feto era
capaz de reconhecer facilmente o som familiar. Cientistas acreditam que em
princípio uma pessoa pode lembrar o que esteve acontecendo com ele no útero” (Scienceblogs,
Fatos interessantes sobre a memória humana, 2012).
Algumas pessoas dizem que a memória a curto prazo é limitada a uma determinada quantidade de letras e imagens, isso explica porque esquecemos de algumas tarefas do dia-a-dia. Uma experiência feita pelo cientista Miller (1956) chamada “O mágico número 7”, foi feita para testar a capacidade de armazenamento a curto prazo. Ele pediu que um grupo de pessoas ouvisse uma sequencia numérica aleatória e, em seguida, repetissem a sequencia. Na maioria dos casos as pessoas se recordavam de até sete dígitos, o restante tinha uma variável de 2 dígitos a mais ou a menos. Isso poderia explicar os esquecimentos do nosso dia a dia?
QUESTÕES PARA DEBATE:
Lucas está com o computador conectado em Call of Duty (jogo on line), ao mesmo tempo fala com a namorada no celular pelo WhatsApp, ouve música estridente e estuda com o Prof. Jubilut (aulas de Biologia on line). Você acha que Lucas consegue aprender Biologia?
Lucas está com o computador conectado em Call of Duty (jogo on line), ao mesmo tempo fala com a namorada no celular pelo WhatsApp, ouve música estridente e estuda com o Prof. Jubilut (aulas de Biologia on line). Você acha que Lucas consegue aprender Biologia?
REFERÊNCIA:
PAULA COSTA, 2012. Memória e sua Influencia no Processo de
aprendizagem. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-memoria-e-a-sua-influencia-no-processo-de-aprendizagem/83381/
Acesso em 22/05/2015
LEMIND, Anna, 2012. Fatos interessantes sobre a memória humana. Disponível em: http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/01/fatos-interessantes-sobre-a-memoria-humana/ Acesso em 22/05/2015
MUSZKAT, Mauro. Curiosidade e Receita para boa memória. Disponível em: <http://www.methodus.com.br/artigo/240/curiosidade-e-receita-para-uma-boa-memoria.html> Acesso em 22/05/2015
TODESCHINI, Marcos. 2014. A importancia do sono na aprendizagem. Disponível em:>
LEMIND, Anna, 2012. Fatos interessantes sobre a memória humana. Disponível em: http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/01/fatos-interessantes-sobre-a-memoria-humana/ Acesso em 22/05/2015
MUSZKAT, Mauro. Curiosidade e Receita para boa memória. Disponível em: <http://www.methodus.com.br/artigo/240/curiosidade-e-receita-para-uma-boa-memoria.html> Acesso em 22/05/2015
TODESCHINI, Marcos. 2014. A importancia do sono na aprendizagem. Disponível em:
MOTA, Marcia. Introdução ao estudo cognitivo. Estud. psicol. (Campinas) vol.17 no.3 Campinas Sept./Dec. 2000. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2000000300002&script=sci_arttext>. Acesso em 23/05/2015
AUTORIA
Jacykaysla Pacheco da Silva – Graduanda em Licenciatura Ciências Biológicas, Bolsista PIBEX, UFRJ.
Jacykaysla Pacheco da Silva – Graduanda em Licenciatura Ciências Biológicas, Bolsista PIBEX, UFRJ.
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