BRT, melhoras no transporte público versus caos urbano
O BRT (Bus Rapid Transit, sigla em inglês) Transcarioca é um corredor exclusivo para ônibus articulados que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, reduzindo em 60% o tempo de viagem. O novo corredor viário tem 39 quilômetros de extensão, passando por bairros como Madureira e Penha, região importante do subúrbio carioca. Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro o BRT irá melhorar e muito a mobilidade urbana na cidade, principalmente no deslocamento entre as zonas Norte e Oeste, ou melhor, da Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim.
“Essa obra é a mais importante da cidade porque ela não é só um corredor de transporte mudando completamente a lógica de comportamento das pessoas de todo o subúrbio carioca. É uma revolução urbana”, afirma o Prefeito Eduardo Paes.
Entretanto, a obra continua gerando problemas de desapropriação. Para a construção das vias, foi preciso demolir casas, comércio, igrejas e escolas. São mais de 3 mil famílias já desapropriadas reclamando que o governo não está ressarcindo-as ou cumprindo com os contratos de remoção.
Outra crítica refere-se ao BRT não ser a melhor opção para resolver o problema do transito na cidade do Rio de Janeiro, já que este não é um meio de transporte de alta capacidade como quer fazer crer a Prefeitura.
Segundo o site Caoscarioca em matéria publicada no dia 10 de abril, o único jeito de o BRT não ser um fracasso total é investir pesado no Metrô e na SuperVia porém, não se ouve falar em construir mais linhas, somente em melhorar as atuais.
DEBATE PARA A SALA DE AULA:
A Prefeitura do Rio diz que a Transcarioca é um benefício, mas quem realmente será beneficiado com essa obra - empreiteiras ou usuários?
Será que os moradores desapropriados para a construção do BRT são realmente ressarcidos ou recebem novas moradias?
Os trens e metrôs continuarão superlotados e sem qualidade e conforto. Será a Transcarioca uma melhoria ou mais uma fonte de sofrimento para os cariocas?
FONTE: HTTP://WWW.CAOSCARIOCA.COM.BR/2011/MUDANCA-POLEMICA-NA-TRANSCARIOCA/
Imagens: http://br.bing.com/images
AUTORIA: LEILANE FASOLLO DE AZEVEDO.
Licencianda de Ciências Biológicas da UFRJ
0 comentários:
Postar um comentário