Get me outta here!

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Manifestações de março: Os dois lados de uma luta

Manifestação antigoverno - 15 de março (fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1603223-petistas-se-assustam-e-ministros-de-dilma-chamam-protesto-de-3-turno.shtml)

O dia 15 de março de 2015 foi marcado por manifestações populares contrárias ao atual governo da Presidente Dilma Roussef que ocorreram em diversas regiões do país. Um dos maiores apelos durante os protestos foi pela realização de um impeachment da Presidente.

Esse ato teve participação de um milhão de pessoas nos 26 estados, com participação em todas as capitais, e no Distrito Federal, capital brasileira. A participação dos manifestantes foi pacífica, sem registros de violência.

SOBRE O IMPEACHMENT:
Para justificar a abertura de um impeachment, devem haver provas de que a Presidente tenha cometido algum crime comum ou algum crime de responsabilidade (que engloba desde improbidade administrativa até atos que coloquem em risco a segurança do país, como explicitado na Lei 1.079 de 1950).
Qualquer cidadão pode fazer um pedido de impeachment, e este deverá ser avaliado pelo presidente da Câmara dos Deputados e votado por deputados da casa, caso aprovado o pedido segue para ser julgado pelo Senado. Caso o pedido seja aprovado pelo Senado, a Presidente deixa suas funções e o Vice-Presidente assume seu cargo

Outra questão recorrente nas manifestações são os escândalos ocorridos na Petrobrás, que envolvem integrantes do Partido dos Trabalhadores nos escândalos ocorridos na empresa nos últimos meses.

SOBRE O ESCÂNDALO DA PETROBRÁS:
O ex-diretor Paulo Roberto Costa é acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado ilegalmente 10 bilhões de reais.

Segundo o Ministério Público Federal, eram cobrados de empreiteiras e outras empresas prestadoras de serviço propina, por parte de diretores e funcionários da Petrobrás, para que os negócios com a estatal fossem “facilitados”. Além da propina cobrada nas negociações, quando contratadas, as empreiteiras, fechavam contratos superfaturados com a Petrobrás. Tal esquema, beneficiou partidos políticos responsáveis pela indicação dos diretores da empresa que colaboravam com as operações ilícitas.

Presente com menos intensidade, mas, ainda assim, chamando atenção em meio às manifestações, foram os apelos por uma intervenção militar no país. Tais pedidos foram impulsionados pelo movimento ‘SOS Forças Armadas’.

Manifestantes a favor do governo da Dilma - 13 de Março. (fonte:http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=341863)
Em contrapartida às manifestações realizadas no dia 15, em 13 de março, pessoas favoráveis ao governo Dilma, foram às ruas mostrar apoio a Presidente. Esses mesmos manifestantes defenderam também a Petrobrás, por ser a empresa que mais investe no Brasil, sendo mais de 300 milhões por dia, o que representa 13% de PIB nacional.

Para esses manifestantes também está em jogo a proteção da democracia, defender a voz do povo acima de problemas econômicos, muitas vezes vindos de uma crise fora do país. Além disso, defendem a reforma política, retirando a possibilidade de empresas e corporações particulares se vincularem a candidatos, que deixariam de atender as necessidades do povo para atender a interesses empresariais. Os manifestantes defenderam as necessidades do povo acima de empresas, a permanência da democracia e a voz do povo indicada nas urnas. De acordo com a polícia militar, desta marcha, participaram doze mil pessoas inicialmente e cem mil às cinco horas da tarde.

Manifestação a favor do PT - 13 e 15 de Março. (fonte:http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/fernanda-otero-e-rodrigo-frateschi-diferencas-claras-entre-o-13-e-o-15.html)


QUESTÕES PARA O DEBATE:
DISCUTA E ELABORE REGRAS PARA O FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS PARA CANDIDATOS A CARGOS PÚBLICOS.
DE QUAL MARCHA VOCÊ PARTICIPARIA?


REFERENCIAS:








http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/fernanda-otero-e-rodrigo-frateschi-diferencas-claras-entre-o-13-e-o-15.html


AUTORIA:
Julia Moura da Silva Alves e Bruna da Costa Campana (alunas do Ensino Médio do Colégio Pedro II, Unidade Realengo II)