Get me outta here!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Vegetariano: ser ou não ser? Eis a questão!

Vegetarianismo é o consumo de uma dieta composta predominantemente por alimentos de origem vegetal. Grande parte dos estudos clínicos sobre vegetarianos classifica-os em “vegans” ou “vegetarianos puros”, “lacto vegetarianos” ou “ovolactovegetarianos”. Mas o que estes nomes estranhos significam? Os vegans não ingerem alimentos de origem animal, alguns consomem mel. Os lacto vegetarianos ingerem, além de produtos vegetais, derivados de leite, como queijos, manteiga etc e os ovolactovegetarianos acrescentam tanto ovo, quanto leite e seus derivados na alimentação, eliminando qualquer outro produto de origem animal.
Por séculos o vegetarianismo tem sido relacionado a questões éticas e religiosas, e associado a uma noção de padrão saudável de nutrição. Alguns estudos demonstram que a adoção da dieta vegetariana comporta alguns riscos à saúde, particularmente relevantes nos vegetarianos puros como, por exemplo, a carência de determinados tipos de nutrientes predominantemente encontrados em produtos de origem animal, como a vitamina B12 e a vitamina D. Contudo, há trabalhos que demonstram o possível benefício da dieta vegetariana em relação a determinadas doenças como a hipertensão, o diabetes tipo dois e a obesidade, todos estes, fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Segundo Nelson Pedro, da Universidade de Coimbra, “a dieta vegetariana poderá significar mais uma ideologia de quem a segue, do que propriamente o estabelecimento de uma dieta com efeito terapêutico, ou simplesmente ‘saudável’ baseado em fatos científicos”.
Debate em Sala de aula:
·      Você conhece pessoas que têm restrições na ingestão de alimentos? Seriam razões de que natureza econômica, cultural, religiosa?
·     Converse com estas pessoas e tente compreender as razões que possuem para não comerem determinados alimentos.
·  Analise a imagem “A água que você não vê” e discuta a relação entre o uso da água e a produção de alimentos.

https://semeadordeletras.files.wordpress.com/2012/03/a-agua-que-vc-nao-ve.png



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ5TrAXUDLUxH3JQn6n37ePJJvlM37RL2diLbcpO4wATo0aPf2o2euo_7czACT8xWKltqr-tjZp-tMF2_PixqxBtA_if7TZ5WdpqEw0_9sFm5yGvPOnKUK5CZA8xdzU3RIA1MLSOwqEKk/s400/221906_196973770337981_153068531395172_434969_4296251_n.jpg

Fontes:
Sociedade Vegetariana Brasileira: http://www.svb.org.br/vegetarianismo/
Vegetarian Society:  https://www.vegsoc.org/



Por Camila Venturini, Gil Cardoso, Vinícius Zanini

0 comentários:

Postar um comentário