Get me outta here!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pensando sobre a importância dos manguezais.

 Que ecossistema é esse?

O manguezal, também chamado de mangal, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma área que é periodicamente inundada pela subida e pela descida das marés. Os manguezais são próprios de regiões tropicais e subtropicais do planeta.
Contribuem para a riqueza das águas litorâneas através da exportação de matéria orgânica. Os manguezais recebem substâncias carregadas pelos rios e os recicla, transformando-os em matéria orgânica que servirá de alimento para muitos habitantes do ecossistema marinho.

O manguezal destaca-se como um ecossistema de grande importância ecológica, exercendo diversas funções, dentre elas:

·         Protegendo as linhas de costas, através da vegetação que age como uma espécie de barreira contra a ação erosiva das ondas e marés;
·         Funciona também como um “filtro biológico”, pois absorve matéria orgânica (proveniente do lançamento de esgotos, além de outros sedimentos) e substâncias químicas (óleos e metais pesados, por exemplo), contribuindo para o equilíbrio ecológico e para nossa saúde.

É um ecossistema que, devido a sua riqueza, serve como área de alimentação e abrigo para as mais diversas espécies, tornando-se um grande ‘berçário’ natural, tanto para as espécies características desse ambiente, quanto para aquelas viajantes que vêm de longe, as migratórias.
As aves e os caranguejos são de extrema importância para o manguezal, o ato de escavar as tocas a procura de alimentos faz com que o sedimento revirado pelos animais, permita mais oxigenação do substrato liberando, assim, nutrientes enriquecedores para o manguezal.
 Os manguezais, em sua biodiversidade, são fonte de sustento para várias famílias que vivem e trabalham em seu entorno. Muitas atividades podem ser desenvolvidas de forma a não causar danos aos manguezais, entre elas, destacam-se:
o   Cultivo de bromélias e orquídeas;
o   Cultivo de ostras;
o   Criação de abelhas para produção de mel;
 o   Pesca esportiva e de subsistência, evitando sobrepesca e a pesca de larvas juvenis e fêmeas com ovos.   
http://www.vivaterra.org.br/manguezal_22.jpg

No estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no Município de Guapimirim, está localizada a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim que engloba os manguezais da parte oriental da Baía de Guanabara, incluindo os municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo, com 14.000 hectares de área. A APA foi criada em 25 de setembro de 1984, pelo Decreto Federal nº 90.225, atendendo na época, ao desejo de universidades, movimentos ambientalistas e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Esta se tornou a primeira unidade de conservação específica de manguezais, no Brasil.

A região onde a APA de Guapimirim está localizada é ocupada por zonas urbanas e atividades agrícolas, habitadas por agricultores, pescadores e, ainda, por uma população de baixa renda responsável por alguns problemas que afetam a conservação dos manguezais, dentre os principais agravantes estão: invasões, desmatamentos, queimadas, esgotos e a produção de grande quantidade de lixo

Em janeiro de 2000, após um grande vazamento do oleoduto da Petrobrás, deu-se início a um projeto para contribuir na preservação do manguezal de Guapimirim, mais uma tentativa de proteção a este ecossistema que, do estado do Rio de Janeiro, é um dos maiores.

http://www.portaldoagronegocio.com.br/arquivos/n_manguezal_caranguejos_450756498.jpg

http://www.icmbio.gov.br/apaguapimirim/images/stories/com_icmbio_slideshow/1.jpg

Questão para debate

Os manguezais são, em sua maioria, fonte de sustento para diversas famílias que vivem em seu entorno. O que fazer para conciliar uso e preservação dos manguezais?

Fontes de consulta:

www.ecologia.ib.usp.br/
www.jbrj.gov.br/pesquisa/projetos_especiais/Guapimirim.htm




Autora: Daniele Espadete
Licencianda em Pedagogia (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

    

0 comentários:

Postar um comentário