Get me outta here!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

AQUECIMENTO GLOBAL, AS COISAS ESTÃO ESQUENTANDO POR AQUI?

     Somente uma parte da radiação (energia) que chega do Sol é absorvida pelo planeta Terra - oceano e solo, além da atmosfera, incluindo o ar perto da superfície da terra.  Desta radiação solar que chega 30% é refletida e lançada de volta ao espaço, já os outros 70% são absorvidos pela Terra (51% pela superfície e 19% pela atmosfera).
     Na atmosfera terrestre as nuvens absorvem energia, mas outras moléculas também auxiliam. As principais moléculas que absorvem essa energia são o vapor d´água (H2O), o oxigênio (O2), o ozônio (O3), gás carbônico (CO2) e óxido nitroso (N2O).
     Da radiação que chega - 51% - atinge a superfície do planeta. Essa energia é absorvida pela superfície (solo e oceanos), sendo responsável pelo seu aquecimento. Este calor vai ajudar, por exemplo, a mudanças no estado físico da água – sólido, líquido, gasoso – e no seu ciclo.  Tudo o que explicamos até agora tem papel importante no balanço de energia Sol-Terra e contribui de forma natural para o efeito estufa.
    Os gases que atuam diretamente no efeito estufa são o vapor de água e o CO2. Quanto mais próximo da superfície, maior é a contribuição do vapor de água para o efeito estufa – 65%. Se incluirmos o CO2 e os demais gases do efeito estufa, como os da família dos CFCs (clorofluorcarbonetos), esta taxa chega a 70%. A sobra de energia não absorvida vai ser enviada para o espaço.
    A capacidade do planeta de refletir a energia do Sol é variável, muda de acordo com causas naturais, por exemplo, a variação da quantidade de raios cósmicos e o aumento de nuvens espessas, a quantidade de superfície coberta por gelo, partículas vindas de erupções vulcânicas; ou pela interferência humana, através de mudanças na superfície da Terra. Gelo e neve podem refletir 90% da energia solar, florestas refletem 12%, oceanos e lagos refletem 10%. Desmatamento, que provoca a eliminação de imensas áreas cobertas por florestas, por exemplo, resultam em interferência humana sobre o clima do planeta.
    Alguns cientistas acreditam que o aumento de temperatura ocorre devido a ações humanas, principalmente a partir da Revolução Industrial, graças ao uso de carvão e petróleo, energias que liberam CO2 na atmosfera, causando poluição e variações na intensidade do efeito estufa (IPCC, 2007). Com a industrialização, crescimento populacional e o desenvolvimento de novas fontes poluidoras novos problemas trouxeram consequências para a vida no planeta.
    Entretanto, ao atribuir o aumento do efeito estufa unicamente ao aumento de CO2, deixa-se de considerar as mudanças nas concentrações dos outros gases-estufa devidas às atividades humanas. Também desconsideramos que o CO2  é consumido pela biosfera e pelos oceanos, através da fotossíntese - biomassa. Ou ainda, que 4 bilhões de toneladas do gás fiquem armazenadas, por ano, na atmosfera (PINA et al, 2010).



     Portanto, diferente do que mostra a mídia, apontamos que este tema ainda está em discussão. Cientistas divergem sobre as origens, as causas e consequências do efeito estufa, especialmente em relação às mudanças climáticas.

   Sabemos que os países que mais emitem os gases poluentes são Estados Unidos, União Europeia, China, Rússia, Japão e Índia. A China está entre os maiores poluidores, com um aumento no ano de 2012 de 10,4% de emissão de CO2, junto com outros gases que absorvem e apreendem a radiação do sol. Pensando em resolver esta situação, em 1997, foi assinado por 84 países o protocolo de Kyoto, cujo objetivo era estabelecer a redução gradativa de gases poluentes na atmosfera.  Hoje, 146 países, inclusive o Brasil, assinam o protocolo.
   A despeito das controvérsias científicas podemos diminuir os gases poluentes da atmosfera deixando de lados as energias “sujas” e exigindo energias renováveis como o sol, o vento, a água e a biomassa. Parar com o desmatamento para que as árvores possam participar do equilíbrio climático também pode ser muito importante.

DEBATE PARA A SALA DE AULA:

Ø  O que individualmente podemos fazer para diminuir a emissão dos gases poluentes? E coletivamente?
Ø  Por que países como os Estados Unidos se recusam a assinar o Tratado de Kyoto?

Autora: Tatiane Santana Licencianda em Pedagogia pela UFRJ.



Fontes:

PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS DO CLIMA. Mudança do Clima 2007: A Base das Ciências Físicas. Contribuição do Grupo de Trabalho I ao Quarto Relatório de Avaliação do IPCC. Disponível em:<http://www.ipcc.ch/pdf/reports-nonUN-translations/portuguese/ar4-wg1-spm.pdf>
PINA, Agenor et al. Mudanças climáticas: reflexões para subsidiar essa discussão em aulas de física. IN: Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 3: p. 447-470, dez. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário