Get me outta here!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pensar no planeta ou pensar no conforto? Uma discussão sobre meios de transporte.


Muitas pessoas falam em “ajudar o planeta”, preocupam-se com o aquecimento global, com as mudanças climáticas, falam sobre sustentabilidade e economia verde, discutem sobre adotar modos de vida que não afetem tanto o planeta.  Mas será que as pessoas põem em prática aquilo que dizem? Ouvimos tanto que o nosso planeta está cada vez mais quente e um desses motivos seria a emissão de gases poluentes na atmosfera. Vamos pensar, os carros usados como meio de transporte liberam gases que poluem o ar. Então, por que usamos carros como meio de transporte?



Um meio de transporte alternativo e muito econômico (tanto para o planeta, quanto para o nosso bolso) é a bicicleta. A bicicleta é o meio de transporte mais utilizado nas cidades pequenas, com cerca de 50 mil habitantes e, incrivelmente, o número de ciclistas nas ruas das grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro também têm crescido. As pessoas que colocaram seus carros na garagem e adotaram a ‘magrela ou bike’ dizem estar muito satisfeitas, já que o trajeto casa-trabalho que levava em torno de 1h30min nos horários de pico, com a bicicleta leva em torno de 30min, isso porque, sobre duas rodas, conseguem fugir do trânsito cada vez mais complicado das grandes cidades...
 Além dos benefícios que traz ao ser humano, fazer uso da bicicleta é também uma forma de ajudar o planeta, já que esta não emite gases poluentes, ou seja, podemos pedalar a vontade sem emitir poluentes. Enquanto os veículos automotores, segundo pesquisas, são responsáveis por cerca de 90% das emissões de gases na grande São Paulo. Além de todo esse benefício, uma organização que tenta promover o uso das bicicletas também mostra que as bicicletas podem mudar nosso humor, isso porque as “endorfinas¹ liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental, o que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos. O humor melhora tanto no trabalho como em casa. E um relacionamento melhor com os colegas proporciona um ambiente de trabalho mais agradável para todos.

¹endorfinas – um hormônio neurotransmissor utilizado pelos neurônios para comunicação no sistema nervoso


Apesar do benefício com as pedaladas e da poluição do transporte individual, o número de pessoas que abandonam os ônibus e passam a utilizar o carro como alternativa ao transporte coletivo também cresceu. Estima-se que, em São Paulo, foram adicionados mais de 120 mil veículos às ruas. Mas, se a bicicleta traz tantos benefícios, por que as pessoas preferem utilizar o carro? Se pararmos para pensar, apesar de seus problemas, os carros também trazem um grande benefício que as pessoas têm passado a buscar com muita frequência nos últimos anos, o conforto!


Apesar do número de ciclovias ter crescido muito ultimamente, não podemos usar a bicicleta para chegar a um lugar muito distante de nossa casa, isso se dá porque pode causar um excesso de esforço ou até mesmo porque em algumas avenidas e rodovias é proibido o uso de bicicletas, por uma questão de segurança. Tratando-se da saúde do planeta, muitas pessoas dizem que a melhor opção é usar o ônibus como transporte, mas estes também causam grandes problemas, como por exemplo, excesso de passageiros e às vezes muitos atrasos, gerando desconforto e lentidão no trânsito. O carro, ao contrário, possibilita sempre uma maneira autônoma, já que não se depende do horário do transporte público, e é confortável de viajar. Além disso, se não estiver viajando em horário de rush, o carro garante a viagem e o trajeto mais rápido e, assim, o motorista pode chegar em casa mais cedo e ter mais tempo para executar alguma tarefa pendente ou, até mesmo, aproveitar a família e o lazer.

Questões para debate:


  • É possível conciliar o uso de carro e bicicleta de forma que você possa contribuir para a saúde do nosso planeta e, ao mesmo tempo, para o seu conforto? 
  • Em duplas, pesquise sobre outros problemas e benefícios que nos causam usar o carro e a bicicleta, após isso comparem os resultados e discutam, enfim, a melhor alternativa de transporte.

Referências Bibliográficas:

 Autoria:
Maiara Pereira Barreto
Licencianda de Ciências Biológicas – UFRJ
Bolsista PIBEX – UFRJ – FE/IB


0 comentários:

Postar um comentário