Get me outta here!

terça-feira, 7 de maio de 2013

O Código Florestal e as Nossas Riquezas Naturais


Para o professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, André Búrigo, o código florestal aprovado pela Presidência da República, implica em perda da oportunidade de discutirmos um outro modelo de desenvolvimento para o campo brasileiro. Para o professor André: “O Brasil é o país que concentra a maior disponibilidade de terras férteis e aráveis e também a maior quantidade de água doce. Esse debate do código florestal não cabe, portanto, a um grupo pequeno, mas a toda a sociedade”, defende. Vejamos mais algumas opiniões:

O código florestal pode ser mudado, mas sem comprometer o equilíbrio e a sinergia existentes entre agricultura e meio ambiente.” Deputado Federal Paulo Teixeira (PT-SP) e líder do partido na Câmara.

Tudo que a floresta proporciona vai desaparecer para que ruralistas continuem enriquecendo à base da destruição.” Ambientalista Márcio Astrini (Greenpeace).

A proposta de código florestal diminui de 30 para 15 metros a faixa de proteção dos rios e lagoas, pois amplia a possibilidade de desmatamento, principalmente de áreas de mata ciliar. Anistia agricultores que desmataram áreas de preservação ambiental. Em decorrência teremos a diminuição dos habitats de espécies animais. O aumento da erosão do solo e o assoreamento dos rios também passam a ser uma ameaça concreta. Em uma perspectiva planetária, o novo código irá contribuir para o aquecimento global, pois o desmatamento florestal diminuirá o seqüestro de gás carbônico da atmosfera, realizado pelas árvores.
Outras opiniões indicam que o novo código soluciona apenas o problema dos proprietários rurais:

“A imprensa está divulgando que o projeto “anistia desmatadores”, mas isso é uma inverdade. O que há no projeto é um incentivo à regularização ambiental de imóveis rurais. Aqueles proprietários tiverem multas, mas os que decidirem regularizar seu imóvel recuperando as APPs e a Reserva Legal terão a multa suspensa”.

“É provável que o Brasil receba mais de US$ 70 bilhões em 2010 em razão dos produtos agrícolas. (...) O agronegócio gera renda para ser distribuída no Brasil. É um setor que merece respeito e admiração.” Prof. Marcos F. Neves da FEA/USP.
Há quem apoie que a flexibilização do código que trará benefícios econômicos e sociais, tais como maiores lucros e produção de mais comida, para a mesa do brasileiro.

O DEBATE...
Analise as vantagens e as desvantagens do novo código.
Qual o nosso papel frente ao novo código florestal?



Fonte dos dados:  Brasil de Fato, ano 9,nº442, agosto de 2011 e
Pesquisa e edição: 
Jefferson Silva de Paulo (Licenciando em Biologia/UFRJ, Técnico em Meio Ambiente/IFRJ).

0 comentários:

Postar um comentário