Get me outta here!

sexta-feira, 26 de abril de 2013


LIXÃO x ATERRO

O lixo é o principal poluidor do solo. Sua decomposição gera o chorume e o gás metano. O chorume é um líquido muito poluente que pode atingir os lençóis de água subterrâneos. O metano é um gás altamente inflamável e um dos principais causadores do efeito estufa.
         De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008, foram coletadas 183,5 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia no Brasil. E para onde vai esse lixo?
No país há três destinos finais para o lixo: o Lixão, o Aterro Controlado e o Aterro Sanitário. Mas qual a diferença entre eles?

Um lixão é uma área na qual o lixo é acumulado a céu aberto e sem nenhuma preparação anterior do solo. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente. Não possui sistema de tratamento e nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais negativas. Nessas condições, cerca de 600 mil pessoas em todo o Brasil são catadores que se sustentam do lixo.


aterro controlado é uma fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. O solo é preparado com uma manta para receber os resíduos e o lixo recebe cobertura de argila e grama. Há captação do gás metano e recirculação do chorume, na tentativa de diminuir sua lixiviação para os lençóis freáticos. 


Já o aterro sanitário, que é a disposição adequada para os resíduos sólidos urbanos, tem seu terreno preparado antes com o nivelamento de terra e selamento da base com argila e mantas resistentes de polietileno. Com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Este é coletado através de drenos e encaminhado para a estação de tratamento de efluentes. Há a cobertura  diária do lixo com terra, não ocorrendo proliferação de vetores e mau cheiro. O gás metano é captado e incinerado. 

                               


DEBATE PARA A SALA DE AULA:

·          O aterro sanitário foi a solução encontrada para a disposição final do resíduo urbano no Brasil. Ele gera algum impacto socioambiental?
·          Haveria outra solução para a disposição final do lixo?

Fontes de informações e fotos:

Autoria: Anna Karolina Amaro (Licencianda em Biologia/ UFRJ)

0 comentários:

Postar um comentário