Get me outta here!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fitorremediação - O uso de plantas para descontaminação ambiental


A técnica da fitorremediação consiste no uso de plantas e seus microrganismos associados para ajudar a diminuir a poluição de solos, águas e até mesmo do ar. Seu princípio de atuação é a capacidade de absorção das raízes das plantas. Além de absorver águas e nutrientes que as fazem crescer, algumas espécies são capazes de absorver do ambiente elemento poluente, funcionando como filtros biológicos.
O pesquisador da Embrapa Sílvio Tavares foi um dos primeiros cientistas brasileiros a estudar e introduzir a técnica no País para a descontaminação de solo e água por metais pesados e petróleo. Ele pesquisa as espécies de plantas mais adequadas para promover a descontaminação de rios, lagos, represas e açudes dentro das propriedades rurais: “A planta tem um papel fundamental de se estabelecer nesses locais, absorver os poluentes e incorporá-los à sua biomassa. Esse é um processo natural de fitorremediação. A gente pode aumentar esse poder das plantas, colocando espécies mais específicas, que suportem melhor a bioacumulação desses poluentes”, explica o pesquisador.


Antes de adotar a fitorremediação, deve-se identificar as substâncias que estão poluindo o solo ou a água da sua propriedade. Só então pode-se definir que espécies de plantas serão usadas para colocar a técnica em prática. Exemplos de vegetais que podem ser utilizados:  rabanetes (ótima capacidade de remoção de Fe, Mg, Zn e C), beterraba, cenoura (recomendada para áreas com grande concentração de matéria orgânica), sendo que cada qual será específico para um tipo de poluente.
A fitorremediação é uma ferramenta no avanço da biotecnologia que busca minimizar os efeitos antropogênicos em solos e em corpos aquáticos, possuindo muitas vantagens e aplicações para diversos contaminantes.

QUESTÕES PARA A SALA DE AULA

  •        Pesquise locais no Brasil que já se utilizam dessa técnica na descontaminação de ambientes poluídos.
  •         Debata a importância ambiental, econômica e social de se desenvolver programas de despoluição de solos, lagos e rios?
  •       Qual a importância de se pesquisar novos métodos de despoluição desses ambientes, como a fitorremediação?


Fontes utilizadas:
Embrapa: http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2010/fitorremediacao-o-uso-de-plantas-para-descontaminacao-ambiental
Fonte Imagem : 
http://www.infoescola.com/wpcontent/uploads/2010/04/fitorremediacao.gif

AUTORIA:
 Arina S. Paixão (Licenciada em Ciências Biológicas - UFRJ)

0 comentários:

Postar um comentário