Get me outta here!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O PERIGO PODE ESTAR NOS SEUS OLHOS

Todo mundo conhece alguém que usa óculos. Você também pode ser um usuário! São pessoas que possuem dificuldade para ver de perto, ver de longe, ou os dois ao mesmo tempo, pessoas com a ‘vista cansada’... Para minimizar esses problemas é necessário o uso de óculos ou lentes de contato. Mas com duas distintas possibilidades para a correção dos problemas de visão, qual a melhor opção? Óculos, que utilizam armações e lentes rígidas, ou o uso da lente de contato, que esteticamente fica imperceptível?   Que danos cada tipo de corretor da visão pode causar?
Antes de escolher é necessário acompanhamento de um oftalmologista para que o mesmo analise seu caso e verifique qual o seu problema de visão, qual o grau que deverá usar na sua lente, e muito mais.
Os problemas mais comuns relacionados a visão são:

Miopia - Dificuldade de enxergar de longe;
Hipermetropia - Dificuldade de enxergar de perto;
Astigmatismo - A imagem fica desfocada, meio embaçada devido a uma alteração na córnea (camada transparente sobre a parte colorida dos olhos).
Fonte: Fiocruz 





Cada pessoa tem necessidade de uma lente específica. Elas são feitas em lojas especializadas, as óticas. Muitas pessoas optam por usar óculos, que podem ter diversos tipos de armações e cores, feitas dependendo do seu gosto, do formato do seu rosto e do preço. Já outras optam por lentes de contato, talvez por dificuldade de adaptação aos óculos ou mesmo por estética. Então cada um tem o seu gosto peculiar para o uso de um ou de outro.
Para quem faz o uso de lentes de contato é imprescindível cuidado, pois as lentes podem servir de entrada para microrganismos e até mesmo sujeira que pode se acumular entre as lentes e o olho. A ameba  Acanthamoeba castellanii é responsável pela CERATITE, uma infecção que provoca inflamação grave na córnea, dor intensa, visão comprometida e pode até levar à cegueira, quando não tratada. A bactéria sobrevive até em soluções para lente de contato e, além da doença ameaçar a visão, ela pode atravessar a barreira sanguínea e chegar até o cérebro, causando a ENCEFALITE AMEBIANA GRANULOMATOSA, uma doença progressiva do sistema nervoso central que muitas vezes resulta em morte.
A contaminação acontece quando as lentes são expostas à água de piscina, banheiras ou chuveiros, quando são lavadas com água da torneira ou como resultado de má higiene pessoal.  Quanto à cura, nenhuma vacina ainda está disponível, sendo assim, o tratamento a curto prazo é feito com a administração de drogas para tratar infecções inflamatórias.  Segundo Jessica Greaney que foi infectada pela doença:
"Houve um momento que eu perguntei para o médico se eu iria melhorar um dia, mas foi realmente difícil para eles dizerem. Eles explicaram que era uma infecção crônica rara. Eu lembro de olhar por aquele olho e não ver nada, estava tudo embaçado", descreve.
Já quem faz o uso dos óculos também tem seus riscos, pois ele deve ser sempre limpo e higienizado para não ficar embaçado ou riscado e atrapalhar a visão. Muitas pessoas não vão ao médico para obter a receita adequada às suas necessidades, acabam comprando seus óculos em lugares onde não precisam de receitas, como em camelôs.
De acordo com o Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady,

“O glaucoma, por exemplo, é uma doença que não causa sintomas no seu início. O paciente pode achar que está tratando a doença com o uso de óculos sem receita, mas está retardando o início do tratamento correto”, alerta acrescentando que, as lentes oftálmicas devem seguir determinados padrões de qualidade.
  
Sendo assim, é necessário ter acompanhamento de um médico da área e escolher minuciosamente qual das opções irá amenizar o problema da sua visão e depois procurar uma boa loja especializada para fazer as lentes.  Todo cuidado se torna pouco quando estamos falando de algo tão sensível quanto nossos olhos, nossa janela de observação!



QUESTÃO PARA O DEBATE:
A escolha entre óculos ou lente de contato deve se limitar a vaidade do usuário?





 Autoria:  Juliana Lima de Asevêdo de Avelar Almeida
Licencianda em Ciências Biológicas Na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista PIBEX


Bibliografia:

 

 BBC Brasil. 'Um parasita estava comendo meu olho'. Disponível em:


CERQUEIRA, Merelyn.  Você usa lentes de contato? Tome muito cuidado com esse terrível parasita. Disponível em: <http://www.jornalciencia.com/voce-usa-lentes-de-contato-tome-muito-cuidado-com-este-terrivel-parasita/>. Acesso em  16 de setembro de 2016.


FIOCRUZ. Problemas de visão. Disponível em : http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/visao.htm. Acesso em: 16 de setembro de 2016.

HAMMOND, Claudia. Usar óculos pode piorar a visão? Disponível em:  <<http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150304_vert_fut_usar_oculos_ml > . Acesso em  16 de setembro de 2016.

 


OPHBRAS.  O perigo dos óculos prontos para a saúde dos seus olhos.

Disponível em: http://www.ophbras.com.br/lentes/o-perigo-dos-oculos/. Acesso em : 16 de setembro de 2016.





Curta nossa página no facebook:






0 comentários:

Postar um comentário