Get me outta here!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Superatletas dependem de anabolizantes?


A polêmica sobre o uso de anabolizantes reapareceu depois do caso de doping da seleção de atletismo da Rússia. Para se conseguir uma forma ideal ou um corpo que consegue ser mais “potente” e com maior desempenho é constante ver o uso de anabolizantes por atletas e outras pessoas que buscam o corpo perfeito. Entretanto, nem sempre os usuários compreendem o risco que isso pode acarretar. Ter cautela é um bom lema.

Os chamados ‘esteróides anabolizantes’ são drogas fabricadas para substituírem o hormônio masculino testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos e no desenvolvimento das características sexuais masculinas, como: barba, voz grossa etc. Como medicamento são utilizados em pacientes do sexo masculino para tratamento de deficiências na produção de testosterona. Os principais medicamentos esteróides anabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton, Deca-Durabolin e o Androxon®. Todos são vendidos com prescrição médica. Infelizmente, muitos praticantes de esportes e pessoas que buscam o corpo perfeito estão fazendo o uso indevido desses medicamentos, o que é considerado ilegal, principalmente para a criação dos chamados superatletas.







O uso dessas substâncias não começou nos dias atuais. Essa pratica é feita pelos esportistas há muitos anos. Baseado nos resultados de desempenho dos atletas, e para a fiscalização mais rigorosa das autoridades esportivas, após as competições, se convencionou realizar o exame de doping. No início dos testes anti-doping  foi constatado que várias atletas faziam o uso de anabolizantes, substâncias ilícitas no caso de competições, pois comprovadamente aumentam a performance. Ao longo dos anos, o teste se tornou obrigatório em competições oficiais, com a realização de exames antes e depois dos eventos. Porém, há algumas maneiras dos atletas e treinadores físicos burlarem essa lei.
Doping -Substância química ilegal que, ministrada num atleta, aumenta e melhora seu desempenho físico numa competição.
http://www.dicio.com.br/doping

Além dos efeitos sobre desempenho e força, estudos com usuários de EAs (esteroídes anabolizantes) também têm observado aumento de dois a cinco quilogramas no peso corporal de atletas, sendo esse diretamente relacionado ao aumento de massa magra e tamanho muscular (GIORGI et al., 1999). Esses resultados podem ser atribuídos ao aumento (hipertrofia) e à formação de novas fibras musculares, chamada de hiperplasia (KADI, 2000). O uso frequente de anabolizantes ao longo dos anos pode trazer diversos malefícios à vida do usuário.

Um estudo feito em 2007 por discentes da FAMERP/SP, docentes da UNIFEV/SP e da UNITRI/MG, mostra que apesar de todos os efeitos colaterais existe a possibilidade dos EAs terem capacidade de auxiliar na regeneração de músculos esqueléticos, dando velocidade à regeneração de fibras danificadas. Em estudo, e mesmo que seu uso seja comprovado para tal fim, ainda assim, será necessário o acompanhamento médico, com uso restrito.

É comum os adolescentes e pessoas que buscam o corpo perfeito, de forma rápida, recorrerem ao uso de anabolizantes. Mas o corpo perfeito poderia ser alcançado de forma natural, com alimentação correta e atividades físicas com acompanhamento do profissional de educação física.



Questões para debate.

Vale a pena prejudicar o corpo com o uso de anabolizantes para ganhar uma competição?

Discuta as vantagens e desvantagens de suplementos vitamínicos e anabolizantes usando a imagem abaixo:







Autoria : Juliana Lima de Asevedo / Licencianda em Ciências Biológicas UFRJ


Bibliografia



DA SILVA, Paulo Rodrigo Pedroso , et al. Esteróides anabolizantes no esporte . ARTIGO DE REVISÃO . Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbme/v8n6/v8n6a05.pdf> Acesso em 03/12/2015.

CENTRO BRASILEIRO DE INFORMAÇÕES SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS. Esteroídes Anabolizanrtes. Disponível em <http://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/ esteroides_anabolizantes.htm> Acesso em 03/12/2015.



 TAVARES, Fernando A.G, et al. Atuação dos esteróides anabolizantes na regeneração músculoesquelética .ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO. Disponível em< http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-15-3/IDN264.pdf> Acesso em 03/12/2015.


DO CARMO, Everton Crivoi, et al. Esteróides anabolizantes: do atleta ao cardiopata. Artigos e Materiais de Revistas Científicas. Disponível em<   http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/40620/S1983-30832012000200015.pdf?sequence=1> Acesso em 03/12/2015.



Deixe seu comentário






0 comentários:

Postar um comentário