Get me outta here!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

IMIGRAÇÃO E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA. O que você pensa sobre isso?



O mundo tem passado por graves problemas econômicos que geram guerras e disputas por territórios, desemprego e miséria. Por esses e outros fatores muitas pessoas têm abandonado seus países em busca de um local onde existam condições melhores para viverem, com emprego, saúde e melhor qualidade de vida. O Brasil é um dos países que mais recebem imigrantes no mundo. Mas o número de pessoas procurando melhores condições de sobrevivência é muito alto e, muitas vezes, ao invés de encontrarem uma solução, essas pessoas encontram dificuldades ainda maiores.


Numero de Haitianos chegando ao Acre não cessa



''Fonte da imagem: http://www.oaltoacre.com/numero-de-haitianos-que-procuram-o-acre-nao-cessa-chegam-20-por-dia/


O que é imigrante?
Imigrante ou migrante  é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. O imigrante é visto pela perspectiva do país que o acolhe, ou seja, é o indivíduo que veio do exterior, o estrangeiro.

Fonte:   http://www.significados.com.br/imigrante/


O Brasil é um país em desenvolvimento e comparativamente possui condições melhores do que outros países da América Latina e da África. Com falsas promessas empresas têm atraído muitos imigrantes que, por entrarem ilegalmente no país, se deparam com muitas dificuldades e são submetidas à exploração de sua força de trabalho.
 
Pelo alto número de migrantes que chegam em busca de emprego, para subsistência própria e da família, e pela competição que disso resulta, acabam por aceitar condições análogas a escravidão, com jornadas de trabalho de mais de 10h por dia, podendo trabalhar até um dia inteiro, sem descanso. Não bastasse a superexploração do trabalho, vivem em moradias precárias ou no próprio local de trabalho, muitas vezes sem acesso a saneamento, amontoados, sem água potável, tendo pouca alimentação e sofrendo violências variadas.

Muitos imigrantes não possuem documentos por entrarem ilegalmente no país, o que é um agravante no seu processo de estabelecimento. Para trabalharem legalmente, as empresas pedem documentos que eles não possuem. Dessa forma, são empurrados para empresas que contratam trabalhadores clandestinos. Podemos citar como exemplo as “senzalas bolivianas”, na verdade oficinas de costura onde os imigrantes ganham muito pouco pela hora de trabalho, e para sobreviverem precisam se “autoescravizar”, isto é, trabalhar um número absurdo de horas por dia, em ambientes inadequados e em condições desumanas.


“Homens e mulheres submetem-se ao trabalho forçado como modo de subsistência: sem condições de atender às necessidades básicas de sobrevivência e não usufruem das garantias sociais a que têm direito, trabalhadores são recrutados por firmas e/ ou intermediários que os veem como fragilizados e vulneráveis, capazes, assim, de aceitar uma situação de exploração”, aponta a Cientista Social Marineis Merçon (2015), que estudou o caso da Zara, fabricante de roupas.

 Desde o reconhecimento do trabalho escravo em 1995, muitos órgãos e ações foram tomadas  para combater a escravidão moderna. O Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro criou nesse mesmo ano o Grupo Especial de Fiscalização Móvel, responsável por fiscalizar as condições de trabalho e libertar os escravos. Em 2008, foi criado o Segundo Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, seguido pelo Projeto Qualificação – Ação Integrada do Ministério, onde os imigrantes e escravos poderiam obter capacitação profissional para se inserir no mercado de trabalho.

Há quatro anos ocorreu a libertação dos imigrantes escravos da empresa Zara (empresa do setor têxtil, isto é, fabricação de roupas), e a partir daí, até os dias atuais muitos projetos, leis e órgãos tem sido criados e aperfeiçoados para que o número de imigrantes escravos diminua e, principalmente, para que esses possam se inserir no mercado. Este ano o Brasil completou 20 anos de combate ao trabalho escravo e atingiu a marca de 47 mil trabalhadores resgatados! Apesar disso, o problema não só persiste como tem se ampliado pelo mundo. 

 Fonte: Trabalho escravo contemporâneo : 20 anos de combate (1995 – 2015)



QUESTÃO PARA DEBATE:
O que você acha da escravidão em pleno século XXI?
Quais as possíveis soluções para esse problema?

Para ampliar sua pesquisa:
VILELA, Soraia. Brasil atrai grande número de imigrantes bolivianos. Disponível em <http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=53> Acesso em: 12/12/15.

MERÇON, Marineis. Imigrantes Bolivianos no Trabalho Escravo Contemporâneo. In: REVISTA DO CEDS. Periódico do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável da UNDB.  N. 2 – Volume 1 – março/julho 2015. Disponível em <http://www.undb.edu.br/publicacoes /arquivos/revceds_n_2_imigrantes_bolivianos_e_trabalho_escravo_contemporaneo_caso_zara_marineis_mercon.pdf> Acesso em 12/12/15.

Repórter Brasil/SINAIT . Trabalho escravo contemporâneo : 20 anos de combate (1995 – 2015). Disponível em: <http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015 /02/ folder20anos_ versaoWEB.pdf> Acesso em 12/12/15.

Repórter Brasil. Imigrantes Haitianos são Escravizados no Brasil. Disponível em http://reporterbrasil.org.br/2014/01/imigrantes-haitianos-sao-escravizados-no-brasil/>.Acesso em 14/12/15.


AUTORIA:

Jacykaysla Pacheco da Silva - Licencianda em Ciencias Biologicas/UFRJ - PIBEX






0 comentários:

Postar um comentário