Get me outta here!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Eu gosto, eu não gosto, eu gosto... Vamos entender o horário de verão?


Verão, época do ano que todo mundo gosta. Tem Natal, Ano Novo, Carnaval e ... o horário de verão! Bom, a verdade é que, nem todo mundo gosta da mudança de uma hora em seus relógios. Nós aqui do clipping não tínhamos uma posição formada sobre o assunto, uns adoram o dia claro, outros odeiam levantar mais cedo, então resolvemos pesquisar pra entender melhor o porquê dessa mudança acontecer todos os verões.

Durante os períodos de primavera e verão, os dias são mais longos. Isso ocorre por conta do afastamento máximo angular atingindo entre a Terra e o Sol. Com a maior irradiação solar dos pontos mais afastados da linha do Equador, os dias nesses lugares passam a ser mais longos. Ao notar isso no século XVIII, o cientista, filósofo e diplomata Benjamin Franklin propôs pela primeira vez que os relógios fossem adiantados em uma hora, a fim de aproveitar melhor a luz solar, reduzindo o gasto de velas nas residências e fábricas daquela época. Porém, só no século XX que essa ideia sairia do papel. Willian Willett, membro da Sociedade Astronômica Real sugeriu a mudança dos relógios britânicos durante o verão. Willett falece em 1915, um ano antes de a Alemanha ser o primeiro país a adotar sua tese.

No horário de verão adicione 1h ao valor listrado.

No Brasil, o horário de verão aconteceu pela primeira vez entre 1931/1932 durante a era Vargas, e durou quase meio ano, tendo início em 3 de outubro de 1931 e terminando em 31 de março de 1932. Somente a partir de um decreto do presidente José Sarney, em 1985, a medida passou a ser adotada anualmente. Nos anos anteriores, a medida havia sido adotada apenas por nove vezes: em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967. A partir de 2008 uma data foi fixada para o início e término do horário, que  passa a vigorar entre a zero hora do terceiro domingo de outubro à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, podendo ser prorrogado se essa data coincidir com o domingo de carnaval. Importante lembrar que o horário de verão acontece apenas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. 

Como Benjamin Franklin, propôs no século XVIII sua maior funcionalidade seria o melhor aproveitamento da luz solar e economia, não mais de velas nos dias atuais, mas de energia elétrica. Na atualidade se defende que com a mudança as pessoas têm mais tempo para aproveitar o dia mais longo para o lazer. Porém, a economia de energia na região Sul gira em torno de 7%, nas regiões Centro-Sul e Sudeste gira em torno de 5%. No decorrer da medida o Sol nasce por volta de seis a seis e meia da manhã, e durante esse horário grande parte da população esta se dirigindo ao trabalho e à escola, logo, a iluminação artificial ainda se faz necessária. Além disso, por termos dias mais longos passamos mais tempo executando as nossas tarefas, pois termos a impressão de ainda “estar cedo”, por conta da claridade solar.

Questões pra debate:




 Bibliografia:

PLANETÁRIO DO RIO DE JANEIRO. Movimentos da Terra. Disponível em: <http://www.planetariodorio.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=325:movimentos-da-terra>.

Acesso em 21 Nov. de 2014.

 Ambiente Brasil. Horário de Verão. Disponível em: 
Acesso em 21 de Nov. de 2014. 
 Portal NiPPO  Brasília. Horário Brasileiro de Verão 2014/2015.
Disponível em: 
Acesso em 21 Nov. de 2014.
How stuff works. A história do horário de verão. Disponível em: <http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/horario-de-verao1.htm>. 
Acesso em 21 Nov. de 2014.




    Maria Júlia Lima Rocha– 
Licencianda em Ciências Biológicas
– UFRJ / CCS
Bolsista PIBEX – UFRJ



https://www.facebook.com/clippsocioambiental



0 comentários:

Postar um comentário