Get me outta here!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

BACTÉRIAS “SUPERPODEROSAS”: QUEM VAI VENCER ESSA BATALHA?

A resistência aos antibióticos – um processo em que eles perdem o efeito, porque as bactérias tornaram-se resistentes – está ganhando nova importância na agenda global, devido à crescente consciência da imensa ameaça que representam à saúde e à sobrevivência humanas. No entanto, ainda não há ações suficientes para enfrentar tal crise, que foi debatida no encontro dos ministros da Saúde na ONU, entre 23 e 28 de maio deste ano.
Nosso corpo vive cercado de bactérias. Elas estão por toda parte, na nossa pele, boca, intestino e nas vias aéreas superiores. Vivemos em harmonia com elas e pra falar a verdade não viveríamos sem elas. Dizemos então que somos colonizados por bactérias. Toda vez que uma bactéria tenta entrar num órgão onde ela não deveria estar, como pulmão, bexiga, ou sangue, nosso organismo aciona mecanismos de defesa que as eliminam na hora, sem muita dificuldade. Esse processo ocorre quase que diariamente no nosso corpo.
Não devemos nos automedicar, pois isso pode trazer danos para o corpo. Somente um médico para realmente saber se estamos doentes e se estas doenças são causadas por bactérias ou outros microrganismos. A gripe, por exemplo, é causada por um vírus e não adianta de nada tomar antibióticos, o que pode diminuir nossas defesas. Porém, muitas pessoas tomam medicação por conta própria, sem ir ao médico para analisar se precisa ou não de antibióticos. Quando tomamos antibióticos, esses matam não somente as bactérias que estão causando a infecção que queremos tratar, mas também grande parte das bactérias que colonizam nosso corpo. Se tomarmos múltiplos antibióticos, cada vez mais potentes,  esse ciclo se repete até o ponto em que ficamos colonizados por bactérias resistentes a literalmente todos os antibióticos.
Não só em nas nossas casas e em nosso corpo existem bactérias. Existe uma grande variedade de bactérias em hospitais, pelo grande número de doentes, por existirem vários doentes num mesmo quarto, pela falta de higiene dos profissionais de saúde, o que pode ocasionar a temida infecção hospitalar.
A discussão está em torno da dispersão desta ‘super bactéria’. O médico Osvaldo Vitorino Oliveira, especialista na área de infectologia e epidemiologia, reforça que as bactérias se manifestam apenas em hospitais e em pessoas com quebra de barreira imunológica. Conforme o médico, as bactérias têm vários mecanismos de resistência e, pelo uso dos antibióticos no ambiente hospitalar, são selecionadas as mais fortes que sobrevivem e se reproduzem.  É o caso da super bactéria KPC (Klebsiella pneumonia carbapenemase).
“Esta bactéria só atinge pacientes fragilizados e internados em hospitais, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva. Ela pode provocar pneumonia, infecções urinárias em pacientes com sondas, e infecção de ferida cirúrgica”, afirma o médico.
 A informação foi divulgada pelo gerente-geral de Tecnologia dos Serviços de Saúde da Anvisa. Éder Murari Borba explicou que a KPC é endêmica em vários países do mundo e não há como prever quando é que a superbactéria vai surgir em determinado país.  "Nós temos essa bactéria infectando quase todas as cidades da Argentina, Estados Unidos e, no Brasil, temos casos sendo relatados desde 2005", afirmou. 
O representante da Anvisa esclareceu ainda que é quase impossível prevenir a ocorrência de um surto. O que é preciso, segundo ele, é detectar a KPC no início –  “e isso é o que foi feito no DF. Ela está sendo controlada com medidas de higienização dos hospitais e isolamento dos pacientes”, disse Éder Murari.

Fonte: Diário Catarinense



Questão para debate:


Pense como podemos minimizar o ataque de bactérias super resistentes.




Bibliografia:


ALVIM, Flávio. Superbactéria-Você sabe como ela apareceu e como combatê-la? Disponível em:<http://blog.infohealth.com.br/superbacteria-voce-sabe-como-ela-apareceu-e-como-combate-la/>.Acesso em: 27 de junho de 2016.

DIÁRIO CATARINENSE. Médico infectologista reforça que superbactéria se manifesta apenas em ambiente hospitalar. Disponível em:<http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2012/02/medico-infectologista-reforca-que-superbacteria-se-manifesta-apenas-em-ambiente-hospitalar-3678826.html>. Acesso em: 27 de junho de 2016.


PORTAL BRASIL. Anvisa anuncia medidas para conter superbactéria KPC. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2010/10/anvisa-anuncia-medidas-para-conter-superbacteria-kpc>. Acesso em: 27 de junho de 2016.





Autoria :Juliana Lima de Asevêdo de Avelar Almeida. / Licencianda em Ciências Biológicas. Bolsista PIBEX



Curta nossa página no facebook:












0 comentários:

Postar um comentário