Get me outta here!

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Gastos desnecessarios ou investimento importante para as Olimpiadas?


Estamos bem próximos das Olimpíadas 2016, e os diversos acontecimentos que temos presenciado nos levam a pensar sobre a situação de instabilidade política em que o país se encontra e no evento de amplitude internacional que está prestes a acontecer, em agosto de 2016.
Não é novidade para o brasileiro que o país tem sofrido uma grave crise econômica e social. Em estado precário estão a saúde e as redes de ensino públicas, ambas com grandes cortes de orçamento. Outras áreas têm sido impactadas pelas obras de infraestrutura, como transporte urbano e mobilidade na cidade que sediará os eventos.
Segundo os organizadores essas obras foram feitas para ajudar o país, gerando renda para o turismo, empregos diretos e indiretos, investimentos em equipamentos públicos - vias públicas, VLT (veículo leve sobre trilhos) e outros. Andando pela cidade sede – Rio de Janeiro -, vemos o crescimento da infraestrutura esportiva para o treinamento dos atletas nacionais. Com equipamentos de ponta, o treinamento desses atletas poderá melhorar, mesmo após os jogos.
Em janeiro de 2014, um relatório preliminar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, encomendado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, defendia que o evento poderia proporcionar "benefícios para as economias local, regional e nacional, ao estimular investimentos incrementais e estruturais”. Outro estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) a pedido do Ministério dos Transportes indicava U$51 bilhões em movimentação de capital e a possibilidade de 120 mil vagas de empregos.

Complexo de estádios do Recreio/RJ - fonte: oglobo.globo.com

Porém, é possível observar que houve também redução de linhas de ônibus e as interdições das vias públicas, principalmente no Centro da cidade por causa das obras, e que se tornaram um transtorno para o carioca. A exclusividade do evento a cidade do Rio também limita os retornos financeiros para o país, pois apenas alguns jogos de futebol não serão no RJ. Com toda a insatisfação pública com os gastos excessivos do governo, existe também a possibilidade dos brasileiros utilizarem o evento para manifestarem sua indignação. Surge então a probabilidade do ato ser mal recebido por turistas e abalar a imagem da cidade olímpica, num momento de campanhas políticas e disputas pela presidência do país e dos cargos municipais.
Mas com todos os prós e contras, porque foi considerado importante que o país sediasse grandes eventos como Copa, Olimpíadas e Paraolimpíadas? Sediar um evento de tamanha importância garante que se ganhe visibilidade e poder na disputa por recursos nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento da economia local. Mas será que isso irá acontecer realmente?

QUESTÃO PARA DEBATE:
Você acha que é possível que o país se reestabeleça e consiga receber bem os turistas, além de ter retorno financeiro? Se sim, qual seria?


REFERENCIAS:

COSTAS, Ruth. BBC BRASIL. RIO 2016, Olimpíada atrapalha ou ajuda o Brasil em recessão? . Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150803_olimpiada_ru>

Recessão deve ofuscar benefícios da Olimpíada, dizem especialistas <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2016/01/04/internas_economia,512704/recessao-deve-ofuscar-beneficios-da-olimpiada-dizem-especialistas.shtml>


Estudo mostra impacto das Olimpíadas na economia brasileira. Disponivel em:


Autoria :

Jacykaysla Pacheco da Silva -  Bacharel em Ciencias Biologicas/ Bolsista Pibex


                                            

0 comentários:

Postar um comentário