Get me outta here!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

#OCUPATUDO O que está acontecendo com as escolas Rio de Janeiro?

Os estudantes da rede estadual estão ocupando as escolas do Rio de Janeiro, desde o dia 21 de março. A primeira escola do Rio de Janeiro foi ocupada pelos estudantes do Colégio Estadual Mendes de Moraes, na Ilha do Governador. Ao longo do mês até o dia 14 de abril deste ano, 34 escolas já haviam sido ocupadas. Os estudantes que estão nessas ocupações lutam por melhorias na merenda escolar e na infraestrutura das escolas, além disso, apoiam a greve dos professores  pelo pagamento do salário atrasado e melhores condições de trabalho, lutam  também contra os cortes de verbas que ocorreram na educação estadual. Mas será que essas ocupações, manifestações e reivindicações irão atingir seus objetivos?
                                       Foto: Revista Exame (exame.abril.com.br).
Para os alunos que já estavam indignados com o descaso pela educação, pela falta  de equipamentos nas escolas e condições de trabalho dos professores  e de estudo para os alunos, com o apoio de professores, decidiram radicalizar ocupando as escolas, para que a sua voz seja, enfim, ouvida. Os alunos organizados no movimento #ocupatudo fizeram pautas internas de reivindicações, mas também elaboraram pauta coletiva para todos que ingressarem no movimento. Destacamos pontos da pauta coletiva:

*Eleição direta para diretor em cada escola;
* Passagens ilimitadas no RIOCARD, não mais passagens limitadas a ida e volta por dia;
*Provas feitas pelos professores e não pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), que é uma empresa terceirizada;
*Apoiam também a pauta dos professores em greve, que exigem, por exemplo, solucionar os atrasos no calendário de pagamentos dos salários e acabar com os ataques ao regime previdenciário (SEPE, 2016).
                                                                            Foto: SEPE (http://seperj.org.br/)


Nessa ocupação, são realizadas atividades nas escolas pelos próprios alunos, entre elas: pré-vestibular, grandes aulas públicas, com temas como história, sociologia, e ainda, debates para discutir os reais problemas da sociedade a partir de temas atuais.
Segundo a professora do Colégio Estadual Herbert de Souza, no Rio Comprido:

“A ocupação visa a alertar o governo sobre a situação de descaso que vive o ensino estadual. Eu apoio porque é necessário trazer os olhos do Estado para a nossa situação. Não queremos tumultuar, nem fazer nada de errado. Pelo contrário, estamos lutando por uma educação de qualidade”, afirmou.

Foto: midiacoletiva.org

Já o representante da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEERJ), Caio Lima, após uma reunião com alunos do Colégio Mendes, se posicionou dessa forma:

“Um colégio com, aproximadamente, 2,3 mil alunos não pode ficar refém de um grupo de 100 estudantes. São muitos jovens que estão perdendo seu ano letivo, perdendo oportunidades, etc., alunos que estão sendo mortos a longo prazo, no que se refere ao aspecto educacional. Gerações que são perdidas por conta de uma postura intransigente da parte deles”.

Aluno do 3° ano do ensino médio do Colégio Mendes, Alessandro Ribeiro rebateu as declarações do representante da SEERJ de que há abertura de diálogo no órgão. O estudante ressaltou que os alunos estão sendo prejudicados não pela ocupação, mas sim pela qualidade do ensino estadual.



Pergunta para debate:


Qual o seu posicionamento sobre essa ocupação? Leve em consideração aspectos como melhoria da escola, necessidade de mais recursos para a educação pública e em contrapartida, alunos sem aulas.




Bibliografia:

AGÊNCIA BRASIL. Cresce para 20 o número de escolas ocupadas no RJ. Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia/279059-1. Acesso feito em: 17de abril de 2016
AGÊNCIA BRASIL. Ocupação de escolas tira direito da maioria de estudar, diz governo do Rio. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-04/ocupacao-de-escolas-tira-direito-da-maioria-de-estudar-diz-governo-do-rio. Acesso feito em: 17 de abril de 2016.
BOLETIM DO SEPE. Audiência com a SEEDUC: veja as respostas do secretário Antonio Netto.   Disponível em:  http://seperj.org.br/admin/fotos/boletim/boletim716.pdf. Acesso feito em: 17de abril de 2016
LINS, ARTUR. Primeira Escola Ocupada do Rio de Janeiro, a faísca contra o ajuste do Pezão. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-04/ocupacao-de-escolas-tira-direito-da-maioria-de-estudar-diz-governo-do-rio. Acesso feito em : 17de abril de 2016
MIDIA COLETIVA. O impressionante cotidiano de uma escola ocupada no Rio de Janeiro. Disponível em: http://midiacoletiva.org/o-impressionante-cotidiano-de-uma-escola-ocupada-no-rio-de-janeiro-2/. Acesso feito em: 17de abril de 2016.



Veja: COLETIVA DE IMPRENSA OCUPA MENDES




                                                                  

Autoria: Juliana Lima de Asevedo / Licencianda em Ciências Biológicas UFRJ/ Bolsista PIBEX





Curta nossa página no facebook:
https://www.facebook.com/clippsocioambiental/

















0 comentários:

Postar um comentário