Get me outta here!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

EVOLUÇÃO DO CÉREBRO EM MAMÍFEROS: EM MOSAICO OU COORDENADA?

A importância de se ter um cérebro grande sempre é associada a ter mais inteligência.
Mas como o cérebro aumenta de tamanho?
Visto que o cérebro é dividido em regiões, há duas teorias que explicam o aumento do tamanho do cérebro: a primeira afirma que se pode aumentar regiões relacionadas com a inteligência, sem aumentar áreas de controle motor, por exemplo, forma-se um mosaico, isto é, uma área aumenta sem que haja aumento de outras áreas do cérebro. Na segunda teoria, só é possível aumentar as regiões cerebrais de forma coordenada, isto é, haveria um crescimento uniforme!
Barbara L. Finlay e Richard Darling da Universidade de Cornell nos EUA sugerem que o cérebro aumenta como um todo, dado que existe uma correlação entre o tamanho de cada estrutura e o tamanho total do cérebro.
Por outro lado, Robert Barton e Paul Harvey da Universidade de Oxford, encontraram aumento entre áreas funcionalmente ligadas e não em todo cérebro.
Há muitos estudos nessa área ainda, porém, estudos recentes mostram que o cerebelo - área relacionada ao equilíbrio - do elefante, ao contrario do cerebelo de todos os outros mamíferos, cresce independentemente do córtex, sugerindo que nos elefantes as estruturas não crescem ao mesmo tempo.

 
FIG.1: O alien da esquerda mostra que suas 
estruturas do córtex são maiores que as do cerebelo!


Para ‘aumentar’ o debate:
Será que ter um cérebro maior significa ter mais inteligência?
Qual das teorias você julgaria correta? Justifique-se a partir das teorias apresentadas.


                   http://psychology.uwo.ca/undergraduate/psych347g/f&d.pdf

Autora: Kamilla A. de Souza (Licencianda do curso de Ciências Biológicas da UFRJ).

Um comentário: