Get me outta here!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

AGROTÓXICOS: UMA SOLUÇÃO ECONÔMICA OU PROBLEMA SOCIAL?

Segundo a Lei Federal nº 7 802 de 11/07/89, regulamentada pelo Decreto nº 98816, no seu artigo 2, inciso I, define o termo agrotóxicos da seguinte forma : “Os produtos ou os componentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento  de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas e também em ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores do crescimento.”
 Com o crescimento da demanda por alimentos, que acompanhou a explosão demográfica mundial, foi necessário tanto o uso de terras consideradas férteis, como inférteis. O uso inadequado das técnicas de manejo e da má conservação dessas terras, decorreu a degradação dos ecossistemas, facilitando a ocorrência de processos erosivos. Os impactos ao meio ambiente, não apenas reduziram a produtividade, mas aumentaram o número de invasões de animais, considerados nocivos ou pragas e com eles o surgimento de doenças.  Eliminação de espécies animais também decorre do uso de agrotóxicos.
Neste contexto o agrotóxico surge para corrigir as necessidades do solo e prevenir ou eliminar as pragas que prejudicavam a produtividade. Contudo, a eficácia encontrada neste método despertou o interesse econômico do país em aumentar a produtividade e elevar a eficiência econômica do processo produtivo rural, ou seja, “melhorar” a qualidade dos produtos.
Mas os agrotóxicos além de prevenir e eliminar as pragas também causam uma série de doenças, que atacam os trabalhadores rurais, comunidades rurais e toda a população. Sendo necessário todo um cuidado na compra, no transporte, no armazenamento e na aplicação dos agrotóxicos. 

DEBATE EM SALA DE AULA

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo. Quais os benefícios e os limites que você identifica no uso excessivo de agrotóxicos na agricultura?

Inicialmente chamados de “defensivos agrícolas”, passam a ser denominados de “agrotóxicos”.  Por que esta mudança?

TEMAS RELACIONADOS, AMPLIE SUA PESQUISA...


v  Bioacumulação
v  Desenvolvimento sustentável
v  Plantio de subsistência
v  Transgênicos
v  Fruticultura
v  Agroecologia

   





FONTES DAS IMAGENS E BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:


 ·  VEIGA, MARCELO M. Agrotóxicos: eficiência econômica e  
injustiça socioambiental. Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz.
RJ, 2009;
·   ANVISA. Resíduos de agrotóxicos em alimentos. Revista Saúde
Pública, 2006. Disponível em WWW. anvisa.com.br;

Autores:
Diego Reis
drufrj@yahoo.com.br
Ludmilla Caron
ludcaron.bio@gmail.com.br
Nathália Francelino
nathaliafrancelino@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário